Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras

Educação superior na (pós)pandemia: práticas em construção em universidades brasileiras

Passe o mouse sobre a foto

Baixe de GRAÇA!

Basta completar o formulário abaixo que você receberá o link para download no endereço de e-mail informado.



DISPONÍVEL NOS FORMATOS

SINOPSE

Este livro nasceu de uma reação aos primeiros relâmpagos da pandemia. Em março, quando as populações do mundo inteiro foram obrigadas a atender às recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde, sabíamos que os profissionais da educação estariam entre os mais radicalmente implicados nos seus desdobramentos.  

Por um lado, o contato com os alunos tornava o ambiente das salas de aula espaços potenciais de multiplicação e de transmissão do vírus, impondo um corte abrupto nas atividades acadêmicas. Por outro lado, o ensino remoto, tomado em muitos casos como a redenção da educação, expôs os problemas latentes da sociedade brasileira, desigual e excludente. Imersos nessa realidade, tomamos a decisão de pensar o devir, não apenas na perspectiva dos impactos da pandemia da produção de um discurso interpretativo de seus danos, mas com o olhar posto nas soluções que profissionais da educação estariam desenhando a partir da novidade do acontecimento. 

Entendíamos naquele momento, como hoje ainda muito mais, que somente com esperança e trabalho seria possível enfrentar esse momento de medo, solidão, cansaço e incerteza, e sair fortalecidos do outro lado. Nessa rede, mesmo se não podemos dizer ainda onde e quando concluiremos essa travessia, muitos entraram a segurar a mão um do outro e o resultado é este livro intenso, que traduz boparte da história das universidades, de professores e alunos no país.  

Aproveite também