Considerando seu compromisso com a consolidação e divulgação do conhecimento, a Editora UEPG recebe proposta de obras - livros para avaliação com vistas à publicação, em fluxo contínuo.
A política editorial está voltada para a publicação de obras acadêmicas que possam ser utilizadas por estudantes da graduação, pós-graduação e comunidade em geral, refletindo a experiência e trajetória universitária em docência, pesquisas científicas e conhecimento produzido a partir da extensão. A Editora UEPG publica livros universitários que se constituem em obras de caráter científico voltadas para o debate acadêmico e difusão de conhecimento.
A avaliação de proposta de publicação de coletâneas está condicionada a prévia análise da titulação e experiências dos autores e da definição clara de um eixo articulador dos capítulos que dê uma unidade temática à obra.
Os interessados em ter seus livros publicados pela Editora UEPG deverão encaminhar à Secretaria da mesma, em fluxo contínuo:
1- A Editora UEPG NÃO publica dissertações e teses, mas, LIVROS. Assim, no caso de publicações que se originem de trabalhos dessa natureza, o autor deve proceder à reorganização da obra visando:
a. readequar a linguagem (para que se torne acessível ao público leitor em geral);
b. reduzir notas de rodapé (evitando excessos e integrando ao texto as que se fizerem necessárias);
c. deixar clara e sucinta a apresentação de dados e tabelas;
d. excluir elementos próprios de trabalhos acadêmicos, como, por exemplo, detalhamentos extensos sobre a metodologia de pesquisa;
e. estabelecer demais reformulações que se façam necessárias a fim de que componentes próprios de trabalhos acadêmicos apresentados a bancas sejam retirados.
ATENÇÃO: Dissertações e teses que não tenham passado pelo processo de adequação ao formato livro não serão aceitos para avaliação.
2- A Editora UEPG não publica trabalhos de TCC ou monografias de graduação e/ou especialização, sendo a titulação mínima exigida dos autores a de mestre e a desejável de doutor.
3- A Editora UEPG poderá apresentar ressalvas em relação a coletâneas que não demonstrem, seja na apresentação, seja na organização da obra, claro eixo articulador do conjunto de textos e/ou que não possuam textos com caráter de complementaridade e pertencimento entre si e em relação à obra como um todo. A Editora UEPG não publica coletânea com texto de autoria de alunos de graduação.
4- As obras submetidas devem ter sido previamente encaminhadas à cuidadosa revisão de língua e normalização (obedecendo às normas ABNT).
5- Trabalhos não concluídos ou a concluir não serão avaliados.
6- A Editora UEPG encaminhará as obras recebidas para publicação à avaliação por pares: avaliadores externos especialistas na área em questão com diversidade institucional em relação aos autores. Recebidos tais pareceres técnicos, o Conselho Editorial deliberará sobre a publicação ou não da obra, ressaltando que os pareceres externos fundamentarão o processo de tomada de decisão (junto com a ficha da obra e currículo dos autores), mas não determinarão sua necessária publicação.
7- Os autores ou organizadores das obras aceitas para publicação receberão, após o ‘aceite’, maiores orientações sobre os processos editoriais. A Editora UEPG não devolverá os originais recebidos para análise; assim, não devem ser encaminhadas as cópias e arquivos únicos do autor.
8- A Editora UEPG poderá firmar parcerias para a publicação de obras a ela encaminhadas, não apenas com outras Editoras, mas também com órgãos e programas da própria Universidade. Ainda assim, caberá à Editora UEPG (e à Editora parceira, quando houver) a coordenação de todo o processo editorial e a decisão final sobre a publicação.
Beatriz Gomes Nadal