Uma visita especial ao Museu de Arte Sacra

Beleza, surpresas, Portal da Misericórdia, presépios, amigos...

Em 23/11/2016 19:21
Atualizado em 23/11/2016 19:35

Notícia por Mirtis Moraes

Uma visita especial ao Museu de Arte Sacra

Ir ao Museu de Arte Sacra de São Paulo é sempre fascinante para mim, quaisquer que sejam as mostras em cada oportunidade.

Afinal, o acervo tem 19 mil peças, das quais apenas uma fração pode ser exposta a cada vez, o que garante uma alternância tão rica quanto a preciosidade das obras em si. Essa diversidade e a surpresa de descobrir qual é o "segmento" que está sendo apresentado no momento faz com que as visitas nunca sejam iguais; sempre se tem a oportunidade de apreciar um conjunto diferente de "temas" em forma de obras de arte: paramentos, esculturas, pinturas, retábulos, turíbulos, lampadários, ostensórios, numismática...  

Faltando agora um mês para o Natal, está sendo preparada uma exposição imperdível de presépios, entre os quais o terceiro maior presépio napolitano do mundo - que, no Museu de Arte Sacra de São Paulo, conta com uma sala especial só para ele, na qual fica montado permanentemente, embora só possa ser apreciado em horários específicos e curtos, devido à necessidade de garantir a sua melhor preservação.

Atualmente, o Museu também está oferecendo ao público a minha exposição "Portal da Misericórdia - O Sacro Revisitado" - e para mim, além de um privilégio que me honra profundamente como escultora, é uma alegria indescritível ver como "visitante" as minhas obras ali expostas.

Nesta semana, pude apresentar o Museu ao meu amigo filósofo Elton Chitolina, que costuma vir de Santa Catarina a São Paulo para ser o moderador de encontros de discussão e reflexão filosófica sobre desafios do cotidiano, encontros com os quais estou envolvida há três anos e que são uma delícia!

Além de compartilhar com ele esta visita maravilhosa ao Museu, pude encaminhar algumas tarefas práticas ligadas à exposição de presépios, já que, neste ano, vou ter o presente de fazer parte dela também! Além das suas instalações principais, o Museu de Arte Sacra mantém uma sala na estação Tiradentes do metrô paulistano, e é lá que vai acontecer uma iniciativa inovadora neste Natal: quinze paulistanos foram convidados a montar ali o "seu" presépio - e eu fui honrada com um desses quinze convites!

Tem sido, enfim, uma semana linda, cheia de experiências e projetos inspiradores e entusiasmantes!


Tags da postagem

arte sacra Museus Mirtis Moraes São Paulo Conhecimentos Liberais Autoconhecimento