Exposição Portal da Misericórdia atrai atenção nas redes sociais

Entre internautas interessados na temática religiosa e filosófica, abordada pelas esculturas da exposição

Em 22/09/2016 11:14
Atualizado em 11/01/2017 19:49

Notícia por Mirtis Moraes

Exposição Portal da Misericórdia atrai atenção nas redes sociais

A divulgação da mostra "Portal da Misericórdia - O Sacro Revisitado", aberta no dia 15 de outubro no Museu de Arte Sacra de São Paulo, já começa a repercutir nas redes sociais, em especial entre os internautas interessados na temática religiosa e filosófica, abordada pelas esculturas da exposição.

Páginas como Papa Francisco Brasil, com 3 milhões de seguidores, e a da Aleteia, rede católica internacional de notícias e reportagens, divulgaram a seguinte matéria:


“Portal da Misericórdia”, uma inspiradora exposição no Museu de Arte Sacra de São Paulo

Em 85 esculturas de Mirtis Moraes, o Divino e o humano dialogam sobre superação e misericórdia

O Museu de Arte Sacra de São Paulo apresenta de 15 de outubro de 2016 a 29 de janeiro de 2017 a exposição Portal da Misericórdia – O Sacro Revisitado. Na mostra, 85 esculturas da artista plástica Mirtis Moraes revelam, entre obras sacras e figurativas humanas, o anseio pela superação dos limites impostos ao espírito e o permanente esforço do homem para alcançar a misericórdia.

Com curadoria de Beatriz Vicente de Azevedo, a exposição das peças confeccionadas em bronze, alumínio, mármore e resina se divide em diferentes núcleos. A expografia de Haron Cohen faz com que as obras de temática não sacra formem quase uma única peça, “de aspecto urbanizado”. Já as obras sacras se diferenciam pelo posicionamento lateral e longitudinal ao longo do segundo espaço da exposição. A percepção do visitante se assemelha à de entrar na nave principal de uma igreja e, ao final dela, encontrar o Portal da Misericórdia, que é o cerne da exposição. O segmento final encerra a mostra num espaço protagonizado pela Cruz-Sudário e pela Pia Batismal.

“O trabalho de Mirtis Moraes dialoga com a arte contemporânea e é possível contá-lo visualmente, já que as obras interagem entre si. Sabemos que, na maioria dos diálogos, a discordância ocorre mais vezes que a concordância. Na contracorrente do mainstream, Mirtis valoriza temas clássicos, a representação do corpo humano e símbolos tradicionais no mundo ocidental”, analisa a curadora Beatriz Vicente de Azevedo.

As obras são executadas pela artista com técnicas diferentes de acordo com materiais e cores utilizadas. No bronze, a cor usada nas bases é o bege, com as suas variações; no alumínio, o cinza e seus matizes predominam, às vezes até atingir a cor preta. O branco entra nos pontos mais importantes e também nos símbolos.

Fiel ao seu estilo criativo ao longo de sua trajetória, a artista apresenta trabalhos inéditos em que as temáticas são próximas e, ao mesmo tempo, diferenciadas. Na mostra anterior, “Interrompa-se”, por exemplo, Mirtis convidava a parar, refletir e continuar. Agora, “Portal da Misericórdia” sugere a superação dos limites humanos, inclusive da justiça humana, para se alcançar a misericórdia divina.

“Eternizar na escultura os movimentos marcantes da minha vida, como a música, a dança, o amor entre os seres humanos, a filosofia, a meditação bíblica, o cinema, o teatro, a poesia, é algo que me encanta e motiva. Esses movimentos de observação, criação e eternização são vibrantes, viscerais e vitais para a minha existência”, diz Mirtis.

Quanto ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, trata-se de uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo em convênio com a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. Funciona em uma ala do Mosteiro de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Luz, no centro da capital paulista, um dos mais importantes monumentos da arquitetura colonial do Estado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943. Grande parte de seu acervo, que inclui relíquias históricas do Brasil e do mundo, é tombado pelo IPHAN desde 1969. Entre os mais de 18 mil itens, há obras de nomes reconhecidos como o Frei Agostinho da Piedade, o Frei Agostinho de Jesus, o “Aleijadinho” e Benedito Calixto de Jesus. Destacam-se também as coleções de presépios, prataria e ourivesaria, lampadários, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas, livros litúrgicos e numismática.

SERVIÇO

Exposição: Portal da Misericórdia – O Sacro Revisitado
Artista: Mirtis Moraes (www.mirtisartesplasticas.com.br)
Curadoria: Beatriz Vicente de Azevedo
Expografia: Haron Cohen
Abertura: 15 de outubro, sábado, às 11h
Período: 16 de outubro de 2016 a 29 de janeiro de 2017
Horário: Terça a domingo, das 9h às 17h
Número de obras: 85
Técnicas: Bronze, alumínio, mármore e resina
Dimensões: De 6 X 12 X 10 cm a 197 X 108 x 72 cm
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes pagam meia entrada); grátis aos sábados. Isentos: idosos acima de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes.
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo –  Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo, SP. Site: www.museuartesacra.org.br. Tel.: (11) 3326.3336. Agendamento de visitas monitoradas.

______________________

Fonte: Aleteia


Tags da postagem

arte sacra Mirtis Moraes São Paulo Conhecimentos Liberais Autoconhecimento