VÍDEO: A Dinâmica do Estático

O paradoxo de dar vida a um objeto inanimado

Em 23/02/2016 11:54
Atualizado em 23/02/2016 11:56

Opinião por Mirtis Moraes

VÍDEO: A Dinâmica do Estático

É uma grande alegria compartilhar com vocês, neste meu novo vídeo de três minutos, a minha concepção da escultura como um paradoxo: A Dinâmica do Estático!

O estático, no caso, são as esculturas entendidas como peças materiais inertes; quando consideradas como objetos imóveis, inanimados.

Já a dinâmica é a verdadeira natureza dessas esculturas! É o fenômeno que faz com que, mesmo fisicamente imóveis, elas sejam tomadas por um espírito vigoroso de movimento vital, por uma moção essencial que brota do mais íntimo delas e que se expande até a percepção dos olhos que as contemplam, transmitindo uma alma substancial, vívida, vivente, repleta de liberdade em ato!

Uma escultura, ao mesmo tempo imóvel e em pleno movimento, é um paradoxo, é um absurdo, é um instante do fluxo do tempo que ficou aprisionado num instante perpétuo!

Meu trabalho como escultora também se insere nessa dinâmica: através da minha ação artística, eu procuro ser um canal de transmissão do milagre da vida para um objeto material inerte; eu procuro ser o meio que transmite a forma da ação para aquilo que é materialmente imóvel; eu procuro ser a transmissora do dinamismo para aquilo que é (ou apenas parece ser) estático...

Meu muito obrigada à Operahaus pela preciosa e impagável ajuda na filmagem e edição desta pequena obra prima de 3 minutos!

E com vocês, o vídeo: A DINÂMICA DO ESTÁTICO! Cliquem na janela abaixo para assistir:


Tags da postagem

Mirtis Moraes Conhecimentos Liberais