Novas coordenadas para novos e mais altos voos!

Cenografia e Restauro em Arte Sacra têm aprofundado meu amor pela arte

Em 26/06/2018 23:38
Atualizado em 27/06/2018 11:56

Opinião por Mirtis Moraes

Novas coordenadas para novos e mais altos voos!

Ao encerrar o ano passado, compartilhei com vocês, queridos amigos, a experiência de uma temporada em que fui escultOra, mas também fui escultUra...

2017 foi um ano em que, como escultora, me dediquei a esculpir a mim mesma. Fiz uma pausa frutífera nas mostras e exposições de arte para me dedicar de modo ainda mais especial à mais extraordinária das obras-primas de que sou partícipe: a obra viva da família!

Tive a bênção de me dedicar aos meus filhos, às famílias dos meus filhos, às filhas dos meus filhos, que compõem, como numa exposição de arte, obras diferentes de uma única e mesma "série", da qual eu tenho a emoção de ser espectadora e partícipe, às vezes esculpindo, às vezes contemplando...

Foi maravilhoso contemplá-los e deixá-los esculpir em mim detalhes surpreendentes e transformadores. Enquanto vivia essa experiência, eu tinha a certeza de que 2018 traria nova explosão de criatividade, inspiração e gratidão, que guiaria as minhas mãos escultoras para tentarem plasmar de modo tangível o que 2017 havia esculpido invisivelmente no meu coração.

E assim tem sido, graças a Deus!

Novos caminhos

Ao retomar a arte da escultura, optei pelo caminho desafiador da novidade e do aprendizado aprofundado, e, após meses riquíssimos compartilhados com pessoas maravilhosas, já estou finalizando, nesta transição de semestre, um curso de Cenografia e uma pós em Conservação e Restauração em Arte Sacra! É inacreditável como a arte consegue me deixar cada vez mais fascinada com a sua sublimidade!

Entre essas pessoas maravilhosas que me acompanharam e me guiaram nessas novas coordenadas para novos e mais altos voos, quero dedicar uma especial menção aos professores e parceiros do coração:

André Cortez, de Cenografia: arquiteto, cenógrafo, premiadíssimo, com inúmeros trabalhos, coordenador do curso e incentivador incansável!

Moema Nascimento Queiroz, de Conservação e Restauro em Arte Sacra: coordenadora do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), capacitadíssima, profissional de alto nível, que, junto com outros parceiros e professores de excelência, nos acompanharam nesses dois anos de estudo!

Além de profissionais altamente competentes e criativos, eles são amigos que marcaram a minha jornada. A eles vai o meu mais sincero obrigada!

As fotos que estão espalhadas por esse texto são pequenos instantes de realização que quero dividir com todos.

Um beijo enorme a cada um, com todo meu carinho!


Tags da postagem

escultura Conhecimentos Técnicos Conhecimentos Liberais