Nossa política editorial

Política Editorial EdUFSCar


Política Editorial da EdUFSCar estabelecida em 19 de abril de 2013 pelo Conselho Editorial.

  1. Toda publicação de livros pela EdUFSCar deverá ser aprovada pelo Conselho Editorial, que baseará sua decisão em pareceres (salvo casos excepcionais de obras clássicas).
  2. Não há exigência de os autores ou organizadores pertencerem à UFSCar.
  3. Os pareceres serão emitidos por especialistas indicados pelo Conselho Editorial e vinculados à área de conhecimento da obra em questão, sempre que possível não pertencentes à unidade na qual o autor ou organizador trabalha. 
  4. O Conselho Editorial poderá sugerir que o autor ou organizador submeta a obra a algum órgão de fomento. Neste caso, se o eventual apoio financeiro vier acompanhado de parecer sobre a obra, este poderá ser utilizado para subsidiar a decisão do Conselho.
  5. Teses e dissertações, na forma em que foram defendidas, não serão publicadas pelo Conselho. Elas poderão apenas servir de base ao conteúdo de obras submetidas à EdUFSCar, mas deverão ser reescritas de modo a: a) atender a um público mais amplo que uma banca de defesa; b) apresentar uma estrutura e linguagem mais fluente e menos marcada por academicismos, de forma a suprimir características textuais que só se justificam em trabalhos submetidos a bancas; c) evitar que referências bibliográficas entrecortem o texto principal, sugerindo-se que estas sejam deslocadas seja para notas de rodapé, seja para notas ao final de cada capítulo.
  6. Em se tratando de coletâneas, o Conselho avaliará se os diferentes capítulos que a integram conformam um todo relevante ao estado da arte no tema. Além disso, observará ainda se há um capítulo introdutório que inter-relacione os diferentes capítulos, explicitando a contribuição pretendida pela coletânea.
  7. Obras de caráter literário e extra-acadêmico, não vinculadas diretamente ao resgate de história da própria UFSCar ou das regiões nas quais a UFSCar atua, poderão ser analisadas pela EdUFSCar, mas somente serão publicadas, quando tiverem mérito, se houver cobertura integral dos custos da publicação por patrocínio do autor ou de outra instituição.