Como Publicar

Como proceder para enviar material para publicação


Livros

O autor deve fornecer à EdUFSCar:

  • Material impresso (duas cópias encadernadas), cujo texto deverá constar integralmente em português.
  • Arquivo digital editável (Open Office, Word etc.) em CD ou pendrive. Não será aceito formato PDF.
  • Uma carta de encaminhamento apresentando o material e com os dados atualizados (telefone e e-mail), para futuros contatos.
  • Se o material tiver imagens ou ilustrações, elas devem ser enviadas separadamente do arquivo original do Word, nos formatos JPEG ou TIFF. A qualidade das imagens deve ser de, no mínimo, 300 dpi e os autores devem especificar quando há necessidade delas serem coloridas. A editora não é responsável por buscar e baixar imagens de sites e nem é responsável pela busca dos direitos autorais das mesmas (essa é uma responsabilidade dos autores). Caso os autores não apresentem termo de permissão para a publicação, as imagens serão excluídas do texto.

A Editora submete o material a um parecerista da área. Caso o parecer seja favorável, a Editora discute com o autor a disponibilidade de recursos para a publicação (órgãos financiadores, empresas, prefeituras etc.). O autor deve atender às considerações do parecerista. A EdUFSCar não publica dissertação ou tese na íntegra, tal qual foi defendida. As teses e dissertações devem ser convertidas num formato pertinente à publicação em livro. A Editora é responsável por todo o processo de produção do livro: diagramação, revisão (gramatical e bibliográfica), editoração, capa, fotos, figuras etc. Será assinado contrato de cessão de direitos autorais entre o autor e a FAI.

Série Apontamentos

O autor deve fornecer à EdUFSCar:

  • Material impresso com mais de 50 páginas escritas (duas cópias encadernadas).
  • Arquivo digital editável (Open Office, Word etc.) em CD. Não será aceito formato PDF.
  • Uma carta de encaminhamento apresentando o material, fornecendo as informações sobre quantas turmas e em qual semestre é lecionada a disciplina e os dados atualizados do autor (telefone e e-mail), para futuros contatos.

Objetivos:

  • Atender aos professores da UFSCar que desenvolveram material didático para disciplinas de graduação ou pós-graduação.
  • Incentivar o professor a publicar seus textos e protegê-los por meio do registro na Biblioteca Nacional, por intermédio do ISBN e do depósito legal.
  • Inibir a reprodução do material por xerox.
  • Oferecer aos alunos material de qualidade, com baixo custo.

Procedimentos:

O autor encaminha o material em mídia impressa e digital, devendo fazê-lo com, no mínimo, 3 meses de antecedência do início do semestre letivo. O material é revisado (duas leituras - as dúvidas da revisão são sanadas com o autor), diagramado e editorado. A impressão é feita conforme a demanda, e o autor pode revisar e/ou atualizar as próximas impressões. Essa é uma publicação de baixo custo, vendida a preço de xerox. Será assinado contrato de cessão de direitos autorais entre o autor e a FAI. O autor recebe 10 exemplares como direitos autorais.

Coleções

Monta-se uma comissão editorial responsável. Segue-se o procedimento para a publicação do livro.

DEPOIS DE ENTREGUE O MATERIAL, QUAIS SÃO OS PROCEDIMENTOS DA EdUFSCar?


Quando seu livro chega à EdUFSCar, é encaminhado a pareceristas, a fim de se ouvirem opiniões de especialistas sobre o conteúdo a ser editado. Havendo um parecer favorável, quanto ao conteúdo, e um acerto, quanto à viabilidade de sua publicação, entre o autor e a Editora, procura-se viabilizar financeiramente a publicação. Acertada essa fase, inicia-se a editoração.

Nessa etapa, o material é copidescado (a primeira leitura), fase em que a equipe de revisores(as) de texto realiza a primeira leitura, adequando o português à norma padrão, verificando se os dados indicados realmente são confirmados ao longo do livro e adequando tanto as referências bibliográficas quanto as citações às normas da ABNT. Dúvidas da revisão são encaminhadas ao autor - sempre por e-mail -, e as respostas são incorporadas na revisão.

A seguir, o texto passa à diagramação, que já definiu o projeto gráfico do livro. Colocado em formato de livro, as imagens são padronizadas e recebem tratamento para que fiquem nítidas para o leitor. Essa arte gráfica engloba desde a escolha da fonte até o formato e o número de páginas do livro. Nesse momento também são oferecidas algumas sugestões de layout, considerando o público-leitor.

Depois disso, inicia-se a revisão (segunda leitura), em que, além da leitura, é verificado o livro já pré-formatado. Se houver mais dúvidas, elas serão encaminhadas ao autor - também por e-mail. Assim, toda obra da EdUFSCar é lida integralmente duas vezes.

Depois dessa fase, seguem-se algumas conferências, a fim de verificar se tudo está correto.

Com a série Apontamentos, o procedimento é o mesmo, seguindo-se as mesmas etapas de todo o processo.

Você, como autor, pode contribuir conosco seguindo rigorosamente os seguintes procedimentos:

  • Adequar as referências às normas da ABNT.
  • Conferir se todos os autores citados constam nas referências.
  • Não citar autor e data no decorrer do texto, principalmente em citações retiradas de outras obras. Mencionar a referência de autor e data em nota de rodapé e colocar a referência completa no final do livro, ou capítulo, caso o livro seja organizado.
  • Passar corretor do Word para evitar erro de digitação e ortografia.
  • Deixar o texto impessoal, o que significa não usar primeira pessoa do singular e atentar para o uso da primeira pessoa do plural, que só deve ser usada quando incluir o leitor (por exemplo em: "veremos a seguir"), e não para se referir ao grupo de autores.

Assim, nós, profissionais da EdUFSCar, poderemos nos dedicar mais e melhor em nossas especialidades e fazer com que a obra de vocês fique mais bem trabalhada, padronizada e correta e para o processo se tornar mais rápido.