Lançamento é obra traduzida do escritor espanhol David Roas

"Exceções e outros contos fantásticos" é o título do livro do escritor espanhol David Roas, traduzido por Roxana Guadalupe Herrera Álvarez e Celso Fernando Rocha. A obra é uma antologia elaborada com exclusividade para a edição brasileira publicada pela EdUFSCar.

Em 07/12/2017 13:51

Entrevista por CCS UFSCar

Lançamento é obra traduzida do escritor espanhol David Roas

A seleção de contos foi feita pelo próprio Roas. São sete textos extraídos das obras "Distorsiones" e "Horrores Cotidianos". Na primeira, publicada em 2010, estão 29 contos escritos entre 2005 e 2008, reunidos em torno do conceito de distorção e divididos em duas partes "Miragens" e "Assimetrias". Todos eles expressam, por meio do fantástico em diálogo com o horror, o humor e o grotesco, em uma perspectiva distorcida da realidade e do ser humano, marca do estilo de Roas.

Já "Horrores Cotidianos", publicado em 2007, tem contos que abordam situações familiares e corriqueiras, como um jantar de aniversário em família e as preocupações de pais de primeira viagem. Conforme relatado na apresentação da obra publicada pela EdUFSCar, "todas são situações reconhecíveis nas quais irrompe o fantástico inquietante ou humorístico no meio da vida cotidiana, daí que os contos desse livro estejam ancorados em situações terríficas ou no humor grotesco e no absurdo".

Em quase todos os contos, o humor funciona como uma maneira de pensar e de enfrentar o real. "O humor não é um gênero menor porque não é a antítese da seriedade, nem é trivial ou condescendente. O humor é, para Roas, uma forma de se posicionar criticamente perante o mundo e a existência, uma transgressão, desmascaramento e dessacralização da realidade. O humor é a expressão da inteligência, forma superior de expressão literária, forma de revelar a falta de sentido no mundo. Nesse ponto, para Roas, o humor coincide com o fantástico, porque segue, também o caminho da inquietação", revela também a apresentação sobre o uso do humor pelo autor espanhol.
A antologia lançada pela EdUFSCar é uma forma de oferecer ao público brasileiro uma obra do gênero fantástico atual cultivado na Espanha, país onde David Roas é reconhecido como um mestre do gênero.

Mais informações, clique aqui.


Tags da postagem

contos Vida Familiar humor horrores cotidianos antologia