Lançamento aborda o monumento em homenagem a Duque de Caxias

Quem percorre o centro da cidade de São Paulo, na Praça Princesa Isabel, em Campos Elíseos, depara-se com a imagem de um cavaleiro com o braço direito levantado e portando uma espada. O pedestal que o sustenta ao alto expõe figuras em alto-relevo, revelando episódios e fatos históricos. Esse monumento é tema do livro.

Cadastrado em 14/09/2017 11:09

Entrevista por CCS UFSCar

Lançamento aborda o monumento em homenagem a Duque de Caxias

A obra trata do monumento Duque de Caxias, criado por Victor Brecheret, escultor modernista. A análise da autora, que é arquiteta urbanista, baseou-se na literatura relacionada ao tema, em iconografia, documentos inéditos sobre o projeto e a execução do monumento. A pesquisa discute como a concepção, a execução e a implantação desse monumento, bem como sua "opacidade" no contexto urbano atual foram influenciados pela metropolização e modernização da cidade de São Paulo, pelos processos de "invenção de tradições" e de busca de identidade e pelas oscilações político-ideológicas durante a primeira metade do século XX. "Nesse livro, o monumento Duque de Caxias foi problematizado a partir da constatação de sua atual opacidade, em contraste ao evidente valor atribuído à obra na sua gênese", explica a autora na Introdução do livro.

O livro é divido em cinco capítulos: "Metropolização, modernização e invenção de tradição em São Paulo"; "A gênese do monumento a Caxias"; "O Concurso para o monumento a Caxias"; "'Itororó A', o projeto apresentado por Victor Brecheret"; e "A polêmica da localização do monumento". "As múltiplas dimensões do tema são exploradas com propriedade nesta pesquisa, que nos remete ao processo de construção - e reconstrução - dos mitos e símbolos pelos quais se pretende que uma sociedade se reconheça a si mesma", escreveu no prefácio Maria Lucia Bressan Pinheiro, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Mais informações podem ser obtidas no site da EdUFSCar.

Mais informações, clique aqui.


Tags da postagem

História arquitetura Conhecimentos Técnicos Conhecimento da Humanidade Nível de Informação Momumento Duque de Caxias;

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar