Lançamento aborda economia solidária e os desafios do trabalho

Obra é decorrente do I Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária, realizado em junho de 2015.

Cadastrado em 10/08/2017 11:38
Atualizado em 10/08/2017 11:40

Entrevista por CCS UFSCar

Lançamento aborda economia solidária e os desafios do trabalho

De acordo com os pesquisadores, a economia solidária é uma maneira de organização das atividades de trabalho, produção, consumo e crédito, pautada por princípios igualitários e democráticos; as práticas são organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras de forma coletiva e autogestionária, além disso, se busca a distribuição mais equilibrada possível dos ganhos, com perspectiva coletivista e com preservação da natureza. Assim, o objetivo é instaurar novas relações de produção, de modo a promover um processo sustentável de crescimento econômico e social.

A ideia do livro surgiu durante o I Congresso de Pesquisadores de Economia Solidária (Conpes), evento internacional realizado no Campus São Carlos da UFSCar entre os dias 17 e 19 de junho de 2015. "Sentimos a necessidade de divulgar, para além do congresso, o conteúdo das palestras e a ideia se concretizou durante a elaboração do relatório científico do evento, quando estruturamos o livro", relembram Souza e Zanin.

A obra é dividida em sete partes: Abordagens e perspectivas internacionais; Formação e produção de conhecimento em economia solidária; Auto gestão; Políticas públicas; Desenvolvimento territorial; Saúde, qualidade de vida e inserção social pelo trabalho; e Questões de gênero e cooperativismo. "A divisão seguiu o teor dos Grupos de Trabalhos propostos no Conpes e também conforme os temas abordados pelos conferencistas", explicam os autores.

"A economia solidária e os desafios globais do trabalho", que contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é direcionado a todas as pessoas que têm interesse científico e político pela economia solidária, sejam professores, estudantes, técnicos de órgãos públicos e de organizações não governamentais (ONGs), além dos próprios trabalhadores de empreendimentos econômicos solidários.

Compre o livro aqui.


Tags da postagem

Economia solidária Conhecimento do Homem Comportamento Social Nível de Informação Nível de Comunicação Cidadania e Direitos

Comentários

Para comentar, acesse com seu Passaporte Archipèlagus validado.

Acessar