Como Publicar

Informações para publicar com a EdUEPG


Considerando seu compromisso com a consolidação e divulgação do conhecimento, a Editora UEPG recebe proposta de obras - livros para avaliação com vistas à publicação, em fluxo contínuo. 

A política editorial está voltada para a publicação de obras acadêmicas que possam ser utilizadas por estudantes da graduação, pós-graduação e comunidade em geral, refletindo a experiência e trajetória universitária em docência, pesquisas científicas e conhecimento produzido a partir da extensão.  A Editora UEPG publica livros universitários que se constituem em obras de caráter científico voltadas para o debate acadêmico e difusão de conhecimento.

A avaliação de proposta de publicação de coletâneas está condicionada a prévia análise da titulação e experiências dos autores e da definição clara de um eixo articulador dos capítulos que dê uma unidade temática à obra.

Os interessados  em ter seus livros publicados pela Editora UEPG deverão encaminhar à Secretaria da mesma, em fluxo contínuo:

  • 3 cópias da Ficha ‘Proposta de Publicação’, disponível clicando aqui;
  • 2 cópias impressas da publicação proposta, sem identificação de autores (impressão em frente e verso);
  • 1 cópia digital em CD, organizada em formato Word 2003, com identificação dos autores;

Material complementar

Informações Complementares


1- A Editora UEPG NÃO publica dissertações e teses, mas, LIVROS. Assim, no caso de publicações que se originem de trabalhos dessa natureza, o autor deve proceder à reorganização da obra visando:

a. readequar a linguagem (para que se torne acessível ao público leitor em geral);
b. reduzir notas de rodapé (evitando excessos e integrando ao texto as que se fizerem necessárias);
c. deixar clara e sucinta a apresentação de dados e tabelas;
d. excluir elementos próprios de trabalhos acadêmicos, como, por exemplo, detalhamentos extensos sobre a metodologia de pesquisa;
e. estabelecer demais reformulações que se façam necessárias a fim de que componentes próprios de trabalhos acadêmicos apresentados a bancas sejam retirados.

ATENÇÃO: Dissertações e teses que não tenham passado pelo processo de adequação ao formato livro não serão aceitos para avaliação.

2- A Editora UEPG não publica trabalhos de TCC ou monografias de graduação e/ou especialização.

3- A Editora UEPG poderá apresentar ressalvas em relação a coletâneas que não demonstrem, seja na apresentação, seja na organização da obra, claro eixo articulador do conjunto de textos e/ou que não possuam  textos com caráter de complementaridade e pertencimento entre si e em relação à obra como um todo. A Editora UEPG não publica coletânea com texto de autoria de alunos de graduação. 

4- As obras submetidas devem ter sido previamente encaminhadas à cuidadosa revisão de língua e normalização (obedecendo às normas ABNT). 

5- Trabalhos não concluídos ou a concluir não serão avaliados.

6- A Editora UEPG encaminhará as obras recebidas para publicação à avaliação por pares: avaliadores externos especialistas na área em questão com diversidade institucional em relação aos autores. Recebidos tais pareceres técnicos, o Conselho Editorial deliberará sobre a publicação ou não da obra, ressaltando que os pareceres externos fundamentarão o processo de tomada de decisão (junto com a ficha da obra e currículo dos autores), mas não determinarão sua necessária publicação.

7- Os autores ou organizadores das obras aceitas para publicação receberão, após o ‘aceite’, maiores orientações sobre os processos editoriais. A Editora UEPG não devolverá os originais recebidos para análise; assim, não devem ser encaminhadas as cópias e arquivos únicos do autor.

8- A Editora UEPG poderá firmar parcerias para a publicação de obras a ela encaminhadas, não apenas com outras Editoras, mas também com órgãos e programas da própria Universidade. Ainda assim, caberá à Editora UEPG (e à Editora parceira, quando houver) a coordenação de todo o processo editorial e a decisão final sobre a publicação.


FLUXOGRAMA



Lucia Cortes da Costa
Diretora da Editora UEPG